quinta-feira, 12 de setembro de 2013

6 dicas para usar melhor o seguro no caso de uma batida de carro


11/09/2013 / Fonte: InfoMoney

Para muitos, bater o carro é sinônimo de dor de cabeça. Até mesmo aqueles com o veículo segurado têm dúvidas sobre como proceder durante e depois do acidente.
Ao contrário do que muitos pensam, mesmo nos casos mais banais, acionar o seguro é sempre a melhor escolha. “Além de ter garantias no serviço prestado, o consumidor contará com uma assistência à sua disposição”, conta.
Abaixo  dicas que podem ajudar a agilizar todo o processo após a batida evitando, assim, possíveis dores de cabeça. Confira:

1. Sem B.O. Se ninguém tiver se machucado no acidente, não haverá necessidade da realização do B.O. (Boletim de Ocorrência). O documento não será exigido pela seguradora. Sempre que possível fotografe os veículos de diversos ângulos, registrando as placas de trânsito do local, semáforo e placas dos veículos.
2. Evite discussões. Se o acidente tiver envolvido outros veículos, evite qualquer discussão com os outros motoristas sobre o suposto culpado pelo ocorrido. Deixe que a sua seguradora avalie as responsabilidades, segundo as normas de trânsito e critérios técnicos.
3. Contate os centros de atendimento ao cliente. Uma sugestão para agilizar o conserto do veículo é contatar os centros de atendimento ao cliente, disponibilizados pelas principais seguradoras em diversas cidades, que já fazem o levantamento dos prejuízos. Dessa forma, o serviço já encaminha o automóvel para as oficinas com a autorização prévia dos reparos a serem realizados.
4. Utilize as oficinas credenciadas. Nesses locais, as seguradoras se responsabilizam pela qualidade do conserto e, muitas vezes, oferecem benefícios extras, como desconto no valor da franquia ou diárias adicionais de carro reserva.
5. Forneça informações completas. Para otimizar a análise da seguradora, procure fornecer informações completas sobre a data, o horário e o local do acidente, além de dar os dados dos outros veículos (se for o caso) e de fazer um breve relato de como ocorreu o sinistro. Como hoje em dia é comum termos em mãos telefones celulares equipados com máquinas fotográficas, vale a pena tirar algumas fotos.
6. Avise a sua corretora sobre o acidente. Você terá uma valiosa ajuda em todo processo junto à seguradora, como sugestões de oficinas e até mesmo auxílio para lidar com os proprietários dos outros veículos envolvidos.
7. Se necessitar de reboque/guincho, jamais aceite utilização de guinchos particulares ou solicitados por terceiros, sob pena da seguradora não reembolsar o serviço e o segurado ter que pagar por sua conta. SEMPRE solicite o guincho da seguradora através do 0800.

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